Pela primeira vez em sua carreira, ciclista de Petrópolis (RJ) esteve no top 5 da competição internacional, ao concluir a prova em Val di Sole na quarta posição
O domingo, dia 8 de julho, foi histórico para o ciclismo brasileiro. Com a quarta colocação conquistada na etapa italiana da Copa do Mundo UCI de MTB XCO, em Val di Sole, o petropolitano Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) tornou-se o primeiro atleta do cross country olímpico (XCO) do Brasil a subir no pódio da competição internacional na elite masculina da modalidade olímpica. O título do XCO ficou mais uma vez com o suíço Nino Schurter, vencedor da prova em 2017, seguido de Gerhard Kerschbaumer (ITA) e Mathieu Van Der Poel (HOL). O top 5 foi completado por Florian Vogel (SUI).
“Obviamente estou bastante feliz de finalmente ter concretizado esse pódio na Copa do Mundo de MTB. Era algo que estava bem próximo e era uma questão de tempo. Estou contente, porque meu objetivo maior antes do ano começar era ser consistente e tenho sido, durante todo o primeiro semestre e agora na reta final da temporada também. E, eventualmente, estar encaixando resultados mais expressivos é muito bom”, destacou Avancini, ciclista que tem como aliado o novo grupo Shimano XTR de 12 velocidades.
“A meta primordial era ter um bom balanço durante esse ano e, se você olhar outros atletas, fica nítido como é difícil manter-se consistente andando na frente e eu venho fazendo isso com alguma regularidade. É o que eu preciso agora. Aprender cada vez mais a disputar na frente, que é uma corrida diferente. Mas, no futuro, tentarei galgar passos maiores. Estou realmente feliz com esse resultado e sei que a temporada ainda está bem longe de terminar”, complementou Avancini.
A etapa de Val di Sole da Copa do Mundo de MTB começou bem para Henrique Avancini na sexta-feira (6), dia em que foi disputada a prova do short track (XCC). Na prova de pista reduzida, Avancini garantiu o top 10 ao terminar na oitava colocação, sua melhor classificação até então no formato, que teve início na Copa do Mundo de Albstadt (ALE) e voltou a ser realizado em Nove Mesto Na Morávia (CZE). Enquanto no XCC alemão o brasileiro foi o 11º colocado, na disputa tcheca ele concluiu em 14º lugar. É o Brasil começando a incomodar os atletas estrangeiros.
Novidades Shimano – Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico – finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.
Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.
Mais informações no site: bike.shimano.com.br
Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook
e https://www.facebook.com/Shi
ZDL Sports – Gustavo Coelho / Doro Jr. – Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699
You might also like
More from Atletas
Henrique Avancini competirá pela Caloi em 2023
⦁ Principal expoente do ciclismo brasileiro, atleta acertou seu retorno ao time visando a construção de uma equipe nacional nas …
Paim na Estrada arrecada 400 cestas básicas no Mato Grosso do Sul
Paratleta alvinegro percorreu 600 quilômetros entre noves cidades, arrecadando alimentos para instituições. Partindo de Dourados (MS), sua cidade natal, até chegar …
Paim é recebido com queima de fogos no primeiro dia de pedal solidário
A população de Jateí (MS) comemorou a chegada do campeão mundial com fogos de artifício, além de acompanhar o paratleta …